segunda-feira, 29 de março de 2010

Parceria do curso de Design de Moda promove a criação do novo Uniforme da Polícia Militar de Minas Gerais

Os alunos do cursos de Design de Moda da Una foram convidados para criar o novo uniforme da Polícia Militar de Minas Gerais.


O projeto do novo uniforme da Polícia Militar de Minas Gerais será desenvolvido, exclusivamente, pelos alunos da Una, do 3° e 4° período do curso de Design de Moda no projeto aplicado.

Os futuros estilistas vão acompanhar e desenvolver todo o processo, desde a pesquisa, escolha do tecido, contrato com indústrias têxteis, negociação, até a entrega do material.

De acordo com a Coordenadora do curso, Renata Abreu Gomes Lunkes, a grande dificuldade do projeto é encontrar o tecido certo: com menos poliéster e mais algodão, que proporcione mais flexibilidade e menos calor.

Os alunos irão desenvolver o desenho do colete a prova de balas, uniforme de gala e a farda operacional de mais de 35.000 militares.

As propostas e croquis serão apresentados à PM-MG em Junho e os uniformes entregues no fim do ano.

Leia Mais…

quinta-feira, 25 de março de 2010

Os alunos do curso de Moda da Una foram convidados para criar o novo uniforme do Colégio Loyola.

Após o desenvolvimento de oficinas de desenho, etiqueta contemporânea, customização e design têxtil para os alunos do ensino fundamental do Colégio Loyola, veio o convite do reitor-diretor do Colégio, Padre Luiz Antônio de Araújo Monnerat, para a criação do novo uniforme da Instituição.

O projeto será desenvolvido, exclusivamente, pelos alunos da Una, do 3° e 4° período do curso de Moda no TIDIR. Os estudantes vão acompanhar e desenvolver todo o processo, desde a pesquisa, escolha do tecido, contrato com indústrias têxteis, negociação, até a entrega do material.

De acordo com a Coordenadora do curso, Renata Abreu Gomes Lunkes, o Colégio Loyola busca um estilo mais despojado, utilizando as cores padrão em outras tonalidades, por exemplo.

Foram organizados cinco grupos de alunos de Moda que devem apresentar oito peças no desfile que será realizado no Colégio em junho. Entre uma das propostas está o uso do colete – peça chave para esta e para a próxima estação.

Além disso, o novo uniforme será utilizado também no Colégio Santo Inácio de Loyola, do Rio de Janeiro, que integra a rede Companhia de Jesus.

A previsão é que os alunos dos Colégios utilizem o novo uniforme no ano letivo de 2011.

Leia Mais…

quarta-feira, 24 de março de 2010

Novidades na Una Contagem


Confira algumas delas:


* Melhoria do atendimento: revitalização do Centro de Atendimento ao Aluno A ampliação do Centro de Atendimento ao Aluno proporciona mais agilidade nos serviços oferecidos. A nova estrutura de atendimento também está trazendo mais conforto à comunidade acadêmica.

* Você escolhe o melhor horário para os estudos: funcionamento da biblioteca aos sábados
Os alunos escolheram o melhor horário de funcionamento, aos sábados, e a Una Contagem atendeu: das 10h às 14h. Agora é possível conciliar os estudos com o descanso do final de semana.

* Você mais conectado Ampliação da cobertura wireless no campus: mais agilidade no acesso à internet, de qualquer lugar do campus.

Leia Mais…

terça-feira, 23 de março de 2010

Novos espaços acadêmicos no campus Barreiro


Os alunos do campus Barreiro foram surpreendidos no início do semestre com a ampliação e criação de novos espaços acadêmicos.

Entre eles está o novo espaço de convivência. Lá os alunos terão mais conforto na hora de lanchar, bater um papo ou até mesmo descansar em um ambiente agradável com a cara da Una.

Já o novo auditório do campus será um espaço destinado a eventos acadêmicos de todos os cursos. Com capacidade para 120 lugares, o espaço conta com inovadores equipamentos multimídia, poltronas confortáveis, ar condicionado, entre outros recursos.

Leia Mais…

Campus Barro Preto com nova sinalização

Localizar a sala, lanchonete, área de convivência e todas as dependências do campus Barro Preto ficou muito mais fácil. Com a nova sinalização, é possível conhecer melhor o campus e se locomover com mais facilidade.

O novo projeto implantado durante as férias inclui novas placas de sinalização das salas de aula, dos laboratórios e de setores administrativos, placas de emergência, nova ambientação das lanchonetes, placas indicativas, painéis de localização no hall de entrada e muito mais.

Leia Mais…

segunda-feira, 22 de março de 2010

Faltam 3 dias para a Hora do Planeta!

Apague a luz e mostre a sua preocupação com o meio ambiente.

A hora do Planeta é um movimento organizado pela ONG WWF para mostrar a nossa preocupação com o Aquecimento Global.

No dia 27 de março, das 20h30 às 21h30, todas as empresas e pessoas que aderiram à causa devem apagar as luzes de sua casa ou empresa por uma hora.

A Una é uma das Instituições cadastradas na Hora do Planeta. Por isso, no dia 27, iremos apagar as luzes de todos os nossos Campi para firmar o nosso compromisso com o Meio Ambiente.

Fique ligado e compre essa ideia você também!

Curiosidade

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro.

Leia Mais…

Dia Mundial da água

Criada em 22 de março de 1992 pela ONU, juntamente com a Declaração dos Direitos Universais da água, a data reforça a importância desse recurso para nossa sobrevivência.

De 1,4 bilhão de km3 de água do planeta, 97,5% é salgada, 2,5% é composto de água doce (líquida e congelada) e menos de 1% é potável. O Brasil tem 13,7% de toda a água doce do planeta, enquanto 22 países já sofrem com sua falta.

Curiosidades:

Você sabia que a média de consumo do brasileiro é de 200 litros de água por dia? De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o ser humano precisaria de apenas 40 litros por dia.
Você sabia que o uso do chuveiro pode representar 46% do consumo de água de uma casa, enquanto a descarga sanitária consome 12% e a cozinha 14%?

Você sabia que uma torneira gotejando chega a desperdiçar 46 litros de água por dia, o que representa 1.380 litros por mês?

Revolucione: feche a torneira para escovar os dentes, utiliza baldes e panos úmidos para lavar o carro, molhe o jardim em dias alternados, tome banhos mais curtos e faça sua parte!

Conte para gente como você economiza água e protege o meio ambiente.

Leia Mais…

sexta-feira, 19 de março de 2010

Fernanda Montenegro e Raul Cortez são as atrações do Programa Filosofia e Cinema neste sábado

O Programa Filosofia e Cinema, nossa dica cultural para o seu fim de semana, já é sucesso de público nas tardes de sábado na Una. Deste vez, exibirá o filme “O outro lado da rua” (Marcos Bernstein, Brasil, 2004, 97 min.), com Fernanda Montenegro e Raul Cortez, neste sábado, 20 de março, a partir das 15h, no auditório do campus Aimorés. A professora Maria de Lourdes Gouveia vai comentar a obra para o público.

O filme conta a história de Regina, representada pela atriz Fernanda Montenegro, uma mulher de 65 anos, sincera, irônica e solitária, que mora em Copacabana e participa de um serviço da polícia, no qual voluntários aposentados denunciam pequenos delitos.

Certa noite, “fiscalizando” com o seu binóculo o que acontece nos prédios do outro lado da rua, Regina presencia o que lhe parece ser um assassinato. Quando a polícia declara ter ocorrido morte natural, Regina decide investigar por conta própria e acaba se envolvendo com o suposto assassino, o ator Raul Cortez.

Entrada franca para alunos da Una.

Demais interessados ingressos no local: R$14, a partir das 14h30.

Leia Mais…

quarta-feira, 17 de março de 2010

Saiba como fazer um planejamento de comunicação eficaz



Descubra como encarar os desafios de um planejamento estratégico de comunicação eficaz. O Instituto de Comunicação e Artes da Una, por meio do curso de Relações Públicas, convidou profissionais reconhecidos no mercado para esclarecer suas dúvidas durante o evento “Mercado Profissional em Debate”, no dia 18 de março, às 19h30, no Auditório 2 – Campus Aimorés – Rua Aimorés, 1451, bairro Lourdes.

Entre os palestrantes convidados está Gleida Maria Naves - Sócia Diretora da Lélio Fabiano e Associados, especializada em publicidade pelo New York Institute of Advertising, graduada em comunicação social pela UFMG, ex-chefe do Departamento de Comunicação Social da Acesita.

Participará também Bruno Reis Bechtelifft, com vasta experiência na área de gestão de projetos pela consultoria AB Comunicação e Cultura, atuação no ramos de logística como planejador de materiais da GE Transportation Rail South America, além de passagem pela Microsoft /Portugal como trainee.

Leia Mais…

terça-feira, 16 de março de 2010

Revolucione as atitudes! Participe do Projeto Irradiando Alegria

É só abrir a porta e deixar a alegria entrar! Já estão abertas as inscrições para o Projeto Irradiando Alegria 2010. É a oportunidade para participar de um projeto que envolve alunos de diversos cursos da Una e mostrar pelos hospitais de BH que sorrir é um ótimo remédio.

Vestidos de palhaços, os participantes vão conviver com pacientes, familiares e médicos, levando humor e alegria a crianças, jovens e adultos, conferindo nova dimensão a questões da vida, por meio da linguagem do palhaço.

“O projeto vai reforçar a busca pela humanização da assistência à saúde, despertando um novo olhar dos alunos, profissionais e pacientes para o ambiente hospitalar”, explica Lúcia Helena Garcia, coordenadora do curso de Psicologia da Una.

Os alunos interessados em participar devem comparecer a reunião no dia 24 de março (quarta-feira), às 17h, na sala 5 do térreo, no Campus Guajajaras.

Leia Mais…

sexta-feira, 12 de março de 2010

Executivo de RH da Gerdau ministra palestra na Una

Gestão do Desempenho nas Organizações. Este é o tema da palestra do curso de Gestão em Recursos Humanos, que será realizada hoje, às 21h, no auditório do campus Barreiro.

O convidado do evento é o executivo de RH da Gerdau Minas, Marcos Gonçalves, responsável pelos processos de planejamento de pessoal, remuneração e gestão do desempenho da Unidade Barão de Cocais (MG). Atua também como consultor dos processos de planejamento de pessoal e remuneração das unidades regionais de Minas. Além disso, o administrador atua na Gerdau como consultor de RH das áreas de Laminação e Logística.

O evento é aberto ao público.

Para se inscrever, envie nome completo e telefone para luciana.machado@una.br.

Mais informações pelo 3389-2705.

Leia Mais…

A capacitação nas novas profissões

Na semana em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, trouxemos aqui outro exemplo de profissional que coloca dois valores em destaque: a ética e o conhecimento.Por isso, a Diretora da UNATEC e especialista em educação tecnológica, Alice Hosken, foi convidada para analisar no Programa Caleidoscópio, do dia 08 de março, as novas profissões.

O debate foi pautado na demanda do mercado por novas áreas e profissionais especializados que preencham as lacunas encontradas nas empresas.

Você acha que está faltando qualificação em qual área? Conte para gente!

Confira exemplos de outras mulheres de sucesso da Una

Mulheres Una: rompendo barreiras. E sem descer do salto!

Leia Mais…

terça-feira, 9 de março de 2010

Mulheres preferem homens na chefia

Integrando nossas ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, trouxemos aqui outro exemplo de profissional e mulher de sucesso. Coordenadora do curso de Gestão em RH da Una, a psicóloga Patrícia Alvarenga, analisou no Programa Brasil das Gerais, do dia 08 de março, se as mulheres preferem homens na chefia.

Uma referência para o debate foi uma pesquisa realizada na Inglaterra que afirma que homens são mais direcionados, sabem delegar tarefas e estão mais dispostos a elogiar bons trabalhos.

E você, prefere ser comandado por qual dos sexos?

Confira exemplos de outras mulheres de sucesso da Una

Mulheres Una: rompendo barreiras. E sem descer do salto!

Leia Mais…

segunda-feira, 8 de março de 2010

Sprite escolhe a Una para lançar seu novo produto


A Una foi uma das escolhidas para o lançamento do Sprite 2.0! Nesta semana você será surpreendido em seu campus com a nova versão do refrigerante e poderá experimentar o novo produto, com sabor mais intenso de limão e mais refrescante.

Uma novidade para você que gosta do mundo virtual

O refrigerante é o primeiro a utilizar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) em suas latas e garrafas, permitindo aos consumidores misturar o mundo real com o virtual e interagir com as personagens do filme publicitário em um jogo, no site da marca.

O consumidor encontra nas latas de 350 ml e garrafas PET de 600 ml de Sprite 2.Zero os códigos bidimensionais, que permitem jogar. Basta acessar o site e apontar o código da embalagem para a webcam. Após a identificação do código pela câmera, os movimentos do jogador com a embalagem passam a interagir com as personagens do filme TV de Sprite 2.Zero.


O participante deve tentar atingir a personagem com a embalagem, fazendo com que ela atinja as demais, em uma explosão refrescante que remete às cenas do filme, acumulando pontos. O jogador também soma pontos capturando três elementos: garrafa (vale uma vida), relógio (mais 10 segundos de jogo) e o limão (600 pontos).

Leia Mais…

Mulheres da Una são destaque na Imprensa

No dia 08 de março de 2010, comemoramos o centésimo Dia Internacional da Mulher, mas muito mais que isto, é a data em que homenageamos o sucesso de nossas professoras e funcionárias, que também são mães, amigas e, sem dúvida, profissionais de sucesso.

Como presente traremos aqui uma série de reportagens das mulheres da Una, mostrando ao mundo o que tem de melhor: o conhecimento.

O primeiro vídeo traz uma análise da professora do curso de Gestão de RH da Unatec, Cláudia Martins, sobre o espaço que as mulheres conquistaram no mercado de trabalho de 2002 até hoje.

Confira exemplos de outras mulheres de sucesso da Una

Mulheres Una: rompendo barreiras. E sem descer do salto!

Leia Mais…

Dúvidas sobre Imposto de Renda?


Dúvidas sobre Imposto de Renda? Alunos vão oferecer consultoria gratuita na Una Você terá que prestar contas ao Leão?

O prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2010, ano-base 2009, já começou e os alunos do 8º período do curso de Ciências Contábeis da Una já estão se preparando para tirar dúvidas do público.

A ação faz parte do projeto de extensão do curso e é uma das novidades da Volta às Aulas 2010.

De 15 de março a 29 de abril, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 19h e das 20h30 às 21h30, eles estarão no 2º andar do Casarão Afonso Pena, no Campus Aimorés, de plantão, para prestar consultoria, acompanhados pelos professores especializados em contabilidade tributária.

Leia Mais…

sexta-feira, 5 de março de 2010

Nova programação no Quinta da Saúde

Na Volta às Aulas 2010, evento discutirá a taxonomia de leveduras no caldo da cana de açucar

"Taxonomia de leveduras aplicada a isolados de amostras de caldos de cana obtidos em uma destilaria de cachaça da região metropolitana de Belo Horizonte - MG” é o tema da próxima edição do projeto Quinta da Saúde, do Instituto de Ciências Biológicas e Saúde, no dia 11 de março, às 13h, na sala 305, do campus Guajajaras.

A palestrante convidada é Michelle Campagnani. Bióloga formada pela Una, trabalha a dois anos no Laboratório deEcologia e Biotecnologia de Leveduras na UFMG e desenvolve linha de pesquisa em Taxonomia de Leveduras de Cachaça.

A palestra conta como atividade complementar para os alunos do Instituto de Ciências Biológicas e Saúde. Inscrições na coordenação de cursos.

Mais informações pelo telefone 3508-9108 ou 9110.

Leia Mais…

Concorra a prêmios no Quiz "Melhorar de Vida é Show"

Use seus conhecimentos na Volta às Aulas Una 2010 e participe do Quiz “MELHORAR DE VIDA É SHOW”, no Circuito Cultural do Crédito Universitário Pravaler na Una. Os 10 participantes que responderem certo em menos tempo ganham:

1º lugar - um semestre pago e um notebook

2º lugar - duas mensalidades e um computador
3º lugar - duas mensalidades

4º a 10º - uma mensalidade do seu curso paga

Fique atento ao regulamento!

Leia Mais…

Eficiência energética em edifícios é tema de Aula Magna do curso de Arquitetura e Urbanismo

“A eficiência energética em edifícios - oportunidade na implantação de mecanismos de avaliação no Brasil” é o tema da Aula Magna do curso de Arquitetura e Urbanismo, no dia 24 de março (quarta-feira), às 19h, no Auditório A1 do campus Aimorés.


A convidada é a arquiteta e consultora em iluminação natural e eficiência energética Roberta Vieira Gonçalves. Roberta é doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Politécnica de Madri. É professora da UFMG na graduação de Arquitetura e Urbanismo e no Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável do qual é a atual sub-coordenadora. É membro da CIE-br / INMETRO e organizadora, coordenadora científica e revisora de artigos de congressos nacionais e internacionais.

Leia Mais…

quinta-feira, 4 de março de 2010

Fique ligado na próxima edição do Cine repertório na Una

Nesta sexta-feira, 05 de março, às 13h, será realizada mais uma edição do Cine Repertório. O filme em cartaz é uma coletânea brasileira recuperada na cinemateca sobre cerimônias públicas. Já no sábado, às 16h, o tema é um filme alemão de 1917: O estudante de Praga.

O evento propõe um debate entre alunos, comunidade externa e os professores Ataídes Braga e Daniela Siqueira sobre correntes teóricas do cinema, contexto do filme e até questões práticas como enquadramentos. O objetivo do encontro é trazer outras referências para o público e aumentar o repertório, o que dá nome ao evento.

Como de costume, às sextas-feiras a programação traz um filme nacional e aos sábados um filme do cinema mundial. O evento é gratuito e sempre é realizado na sala 1, do campus Liberdade, que fica na Rua da Bahia, 1764 – bairro de Lourdes.

Revolucione você também!

Leia Mais…

Descubra os desafios de ser um empreendedor em palestra na Unatec

Na Volta às Aulas 2010, os alunos da disciplina empreendedorismo dos cursos de Marketing e Gestão Comercial da Unatec vão descobrir a importância da criação de um plano de negócios e os desafios de ser um empreendedor com o empresário Felipe Rajão, proprietário do Restaurante Saladeira, na próxima segunda-feira, dia 8 de março, às 19h, no campus Barro Preto.

Com quase um ano de atuação, a Saladeria surgiu de uma ideia que Felipe teve durante uma viagem aos EUA.

Rajão irá contar os principais obstáculos e as maiores conquistas de muitos empreendedores ssa trajetória são alguns dos pontos que ele irá abordar.


"Os alunos do primeiro módulo de Gestão Comercial e de Marketing poderão conhecer um pouco mais da realidade do mercado", afirma o professor. O objetivo é desenvolver a percepção de que todos podem ter atitudes empreendedoras”, disse o professor Marco Túlio Zerlotini, da disciplina empreendedorismo.

Leia Mais…

Semana de Estudos Jurídicos na Volta às Aulas 2010

Evento do curso de Direito será aberto a profissionais do mercado com as presenças do Ministro do STJ, Arnaldo Esteves Lima, que ministrará a Aula Magna “Recursos no Processo Civil”.

De 15 a 19 de março, será realizado pelo curso de Direito da Una, às 9h e às 19h, no campus Aimorés - Rua Aimorés, 1451, bairro Lourdes, uma semana inteira dedicada aos estudos jurídicos, com a presença de profissionais de projeção nacional e internacional.

Poderão participar do evento alunos, professores da Una e estudantes da área jurídica de outras instituições de ensino. A entrada é franca.


As vagas são limitadas e as inscrições serão feitas somente nos dias 10 e 11 de março, das 9h às 12h ou das 14 às 18, pelo telefone (31) 3235-7414 ou na Rua da Bahia, 1551.


Evento traz importantes nomes jurídicos
A aula magna contará com a presença, no dia 15 de março, às 9h, do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Arnaldo Esteves Lima, que falará sobre “Recursos no processo civil”.

Além do ministro, participam do evento os palestrantes Aristóteles Atheniense, Érico Andrade, Leonardo Roscoe Bessa, Carlos Augusto de Araújo Cateb, João Baptista Villela, Elena de Carvalho Gomes, Wagner Antônio Pires de Sá, Sérgio Murilo Diniz Braga, Taisa Maria Macena de Lima, Bruno Torquato de Oliveira Naves e Leonardo Pasquali.


Na programação temas como “o desprestígio do mandado de segurança na atualidade”, “A tutela de urgência: a nova técnica processual da tutela sumária”, “Banco de dados de consumo”, “O Consumismo e o Direito à Saúde”, “Desbiologização e o Biodireito” entre outros estarão na pauta do evento.

Programação:

SEMANA DE ESTUDOS JURÍDICOS
DA UNA

15/03 – 09 horas
Tema: Aula magna sobre Recursos no processo civil

Ministro do STJ Arnaldo Esteves Lima


16/03 - 09 horas

Tema: O desprestígio do mandado de segurança na atualidade
Aristóteles Atheniense - Advogado e professor

Tema: A tutela de urgência: a nova técnica processual da tutela sumária
Érico Andrade - Professor, Mestre e Doutor em Direito pela UFMG. Procurador do Estado de Minas Gerais

19 horas

Tema: Banco de dados de consumo
Leonardo Roscoe Bessa
- Promotor de Justiça (MP – DF). Presidente do Brasilcon

Tema:
O Consumidor e o Direito à Saúde
Carlos Augusto de Araújo Cateb
- Advogado

17/03 – 09 horas

Tema: Desbiologização da paternidade ontem e hoje
João Baptista Villela
- Professor Emérito da Faculdade de Direito da UFMG
Elena de Carvalho Gomes - Mestre e Doutora em Direito pela UFMG

19 horas

Tema: Relacionamento entre a empresa e a advocacia
Wagner Antônio Pires de Sá - Economista e empresário

Tema: Advocacia, empreendedorismo e perspectivas
Sérgio Murilo Diniz Braga -
Diretor Secretário Geral da OAB/MG. Advogado e Professor

Painéis:
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO E NEGÓCIOS

18/03 – 19 horas
Tema: Biodireito, com Taisa Maria Macena de Lima

19/03 – 09 horas
Tema: Biodireito, com Bruno Torquato de Oliveira Naves

18/03 - 19 horas
Tema: Reforma do Código de Processo Civil
Elpídio Donizetti - Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Presidente da Associação Nacional dos Magistrados Brasileiros

AULA DE ENCERRAMENTO DA SEMANA DE ESTUDOS JURÍDICOS

19/03 – 19 horas
Professor convidado: Leonardo Pasquali - Professor da Universidade de Pisa, Itália.

Serviço Una: Semana de Estudos Jurídicos


Data:
15 a 19 de março

Inscrições:
10 e 11 de março, 9h às 12h ou 14 h às 18 horas, pelo telefone: (31) 3235-7414 ou na Rua da Bahia, 1551.

Vagas limitadas
Local do evento: Campus Aimorés, Rua Aimorés, 1451, Lourdes

Leia Mais…

terça-feira, 2 de março de 2010

O que você faria se sua casa fosse encolhida?

Este vídeo pode fazer você revolucionar as ideias e perceber o impacto da ação do homem nos rumos do nosso planeta.

Leia Mais…

Prêmio Sustentabilidade Una será no dia 9 de março


Prêmio Sustentabilidade Una será no dia 9 de março com a presença da imprensa e empresários

Na Volta às Aulas 2010 e no ano em que a Una apresentará à Organização das Nações Unidas (ONU) seus avanços sustentáveis baseados nos 10 princípios do Pacto Global, a instituição premiará, no dia 9 de março, a partir das 19h, no Auditório do Campus Aimorés, os cinco melhores Tidir´s/Projetos Aplicados de sustentabilidade durante o “ 1º Prêmio Sustentabilidade Una”, que contou com mais de 70 inscritos. O evento contará com a presença da imprensa e de empresários da área da sustentabilidade.


"Unir a educação aos conceitos sustentáveis representa o grande desafio de todos os cidadãos do planeta. Dessa forma, a Una criou o Prêmio de Sustentabilidade, com o objetivo de incentivar os alunos a desenvolverem projetos que busquem a viabilidade econômica, maximizando impactos sociais e minimizando choques ambientais", explica Poliana Reis, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade e Inovação da Una.

Confira abaixo os 20 projetos finalistas selecionados para a final do dia 9 de março.
Os cinco vencedores estarão no relatório internacional da ONU sobre o Pacto Global, com distribuição em todo o mundo, a partir de junho. Eles atenderam aos pré-requisitos: ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis.

  • Processo de produção da madeira biosintética – Curso Engenharia de Produção
  • Guia prático para a sustentabilidade – setor moveleiro
  • Reuso de água cinza em edifícios – Curso Engenharia Ambiental
  • O Reuso consciente de água pluviais – Curso Engenharia Ambiental
  • Estudo de caso projeto hip-hop recicla – Curso de Administração de Empresas
  • A contribuição social e humana do projeto coleta seletiva de Belo Horizonte para profissionais coletores – Curso Economia
  • O Reuso de águas cinza para fins não potáveis – Curso Engenharia Ambiental
  • Utilização do moinho na prática sustentável de reaproveitamento de entulho na construção civil – Curso Engenharia Civil
  • Tratamento e reuso das águas domésticas – Curso Engenharia Ambiental
  • Bybanner – Curso de Moda
  • Tratamento de resíduos – reutilização do isopor na construção civil – Curso de Engenharia Ambiental
  • Sustentabilidade e cidadania: Lixo eletro-eletronico – Curso de Administração de Empresas
  • Como empreender e maximizar lucros sendo sustentável – Curso de Administração de Empresas
  • Empresa simulada – reciclarte: construindo ideiais ambientais – Curso Gestão Ambiental
  • Sustentabilidade no Interior Residencial – Curso Design de Interiores
  • Coleta dos sons – Curso de Engenharia Ambiental
  • Enecoisas – Curso de Moda
  • Reciclo pneus ME – Curso de Gestão Ambiental
  • Eficiência energética – Curso de Engenharia Civil
  • Educação para sustentabilidade – Curso de Administração de Empresas
Mais informações pelo Núcleo de Sustentabilidade e Inovação da Una pelo telefone 3290-8910 ou e-mail sustentabilidade@anima.com.br.

Leia Mais…

Dúvidas sobre Imposto de Renda? Alunos vão oferecer consultoria gratuita na Volta às Aulas

Você terá que prestar contas ao Leão? O prazo para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2010, ano-base 2009, já começou e os alunos do 8º período do curso de Ciências Contábeis da Una já estão se preparando para tirar dúvidas do público.

A ação é uma das novidades da Volta às Aulas 2010. A partir do dia 15, eles estarão no campus Aimorés, de plantão, para prestar consultoria, acompanhados pelos professores especializados em contabilidade tributária.

Aguardem a programação!

Leia Mais…

segunda-feira, 1 de março de 2010

Revolucione as atitudes com a escola sustentável

A Seatons School, na Inglaterra, é uma escola primária totalmente sustentável: eles produzem a própria energia, os alunos vão estudar a pé ou de bicicleta, há reciclagem do lixo orgânico...

Um vídeo que serve de inspiração para você refletir suas atitudes e seu papel na preservação dos recursos naturais do nosso planeta.

Deixe o seu comentário e conte-nos o que você faz para preservar o meio ambiente.

Leia Mais…